Equipe da Ufes atua no cuidado de animais nas regiões atingidas pelas chuvas no estado

As fortes chuvas que atingiram municípios do sul do Espírito Santo vêm afetando a vida de milhares de pessoas. Porém, também há animais feridos ou sem acesso a alimentos que necessitam de auxílio. Com o intuito de reforçar as ações do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES), uma equipe composta por profissionais e estudantes da Ufes segue nesta sexta-feira, 24, para as regiões atingidas.

O grupo da Ufes foi reunido pelo Departamento de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE/Alegre) e pelo Hospital Veterinário (Hovet) e é composto por sete pessoas: três professores, três estudantes e um motorista. Conforme o professor e coordenador da equipe, Douglas Severo (na foto, de verde), a atuação será no controle da sanidade e do bem-estar dos animais atingidos pelas enchentes nos municípios de Iconha, Vargem Alta e Alfredo Chaves.

“Como há muitas pessoas desabrigadas ou desalojadas, os animais até então domiciliados estão abandonados e, juntamente com os animais errantes, formam uma grande população ferida e faminta”, explica Severo.

Tratamento

Os animais serão avaliados, tratados, alimentados e receberão doses de vacinas contra doenças como a raiva e a parvovirose, além de vermífugos. Essas ações também são importantes para evitar a contaminação de humanos por doenças recorrentes nessas situações, como a leptospirose.

A primeira ação da equipe da Ufes será auxiliar os profissionais do Grad e do CRMV no município de Vargem Alta. A previsão é que o grupo fique na região afetada pelas enchentes até segunda-feira, 27. Porém, dependendo da demanda, sua permanência poderá ser estendida.

O grupo da Ufes está levando equipamentos e medicamentos fornecidos pelo Hovet. A comunidade é convidada a contribuir com doações de produtos como rações, sachês e vermífugos para cães e gatos. As entregas podem ser feitas diretamente no Departamento de Medicina Veterinária, em Alegre, na sede do CRMV-ES, em Vitória (Rua Cyro Lima, 125, Enseada do Suá), ou pelo perfil do Grupo de Resgate de Animais em Desastres no Facebook.

Texto: Vinícius Fontana

Publicado originalmente no portal da Ufes