Excursão técnica para o reconhecimento de produtores orgânicos

No dia 20/02/2019, foi realizada uma excursão técnica ao município de Iconha, como parte da parceria da UFES-campus Alegre com o INCAPER local e a ONG Grupo kapi`xawa.

O objetivo da excursão foi conhecer a produção agroecológica e o processo de organização (controle social) para o reconhecimento como produtores orgânicos, referentes a duas  Associações: a Associação de Agricultores Familiares - Tapuio Ecológico e a Associação de Agricultores Familiares Agroecológica e Orgânica de Campinho – Vero Sapore.

Participaram da excursão agricultores familiares do município de Alegre, duas extensionista do INCAPER (Aline e Camila), o prof. Haloysio M. Siqueira e um aluno de Agronomia. A maior parte desses agricultores participam da Feira Agroecológica da UFES - campus de Alegre (projeto coordenado pelo prof. Haloysio), que foi iniciada em agosto de 2018.

O grupo visitou uma propriedade que está em transição agroecológica e puderam ver na prática a importância do Plano de Manejo. O extensionista Erivelton, do escritório de Iconha, falou sobre a importância de se adotar as práticas agroecológicas conforme as normas de produção orgânica.

Os agricultores tiveram também a oportunidade de conhecer a loja da Tapuio Ecológico onde  são comercializados os produtos  das duas associações, Tapuio Ecológico e Vero Sapore. Logo após, o grupo visitou duas agroindústrias, uma de pó de café e a outra de bolos, biscoitos, pães, banana passa e doces, vinculadas à Associação Vero Sapore.

A presidente da Associação, Erenilda Luzia, orgulhosamente relatou a experiência do grupo, cujo objetivo é produzir  alimentos com sustentabilidade e de melhor qualidade para as famílias consumidoras, com base na organização social que deve ser muito perseverante para não fraquejar diante das dificuldades, procurando resolver conflitos pelo diálogo. E que o grupo também precisa sempre estar aberto para receber visitas, fazer intercâmbios e entender as críticas construtivas e sugestões.