III Simpósio de Diversidade Étnico-Racial: políticas, currículos e culturas

Apresentação

Esse evento se insere na perspectiva de fortalecer o debate e a pesquisa na área da educação das relações étnico-raciais no âmbito da Universidade Federal do Espírito Santo, por meio da articulação do "Grupo de Estudo Étnico-Racial e Educação" (GEERE), de professores e alunos da graduação e pós-graduação da unidade de Alegre.

O III Simpósio de Diversidade étnico-racial objetiva dar continuidade as discussões acerca da educação das relações étnico-raciais no âmbito da universidade, especificamente, na unidade de Alegre-ES, na tentativa de contribuir com a produção e socialização de conhecimentos voltados a essa área, bem como ampliar o debate junto a professores da educação básica, do ensino médio e superior.

Objetivo Geral
·         Discutir a educação das relações étnico-raciais no Brasil e sua articulação com as políticas afirmativas, o currículo e as culturas afro-brasileiras.

Objetivos específicos
·        Debater as políticas afirmativas e suas implicações na constituição de práticas educativas voltadas à educação das relações étnico-raciais;
·        Refletir acerca da constituição de currículos voltados à educação das relações étnico-raciais;
·        Conhecer e valorizar as culturas africanas e afro-brasileiras;
·        Desconstruir preconceitos, estereótipos e estigmas produzidos contra o negro na educação brasileira.