Melhores trabalhos de Iniciação Científica do edital PIIC 2018/2019

No dia 01 de novembro ocorreu a apresentação oral dos trabalhos que obtiveram as maiores notas após a avaliação do relatório final e da apresentação do pôster na XXIX Jornada de Iniciação Científica da Ufes, do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e  do Centro de
Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), localizados no Município de Alegre.

Na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, o subprojeto “Avaliação das fases Fenológicas de espécies arbóreas em risco de extinção”, foi apresentado pelo estudante Leonardo Duarte Biazatti,
orientado do Prof. Rafael Callegaro.

Lucas da Silva Alves, estudante da Agronomia e orientado do Prof. Paulo Cezar Cavatte, apresentou o subprojeto “Variação clonal no tamanho de grãos de genótipos de Coffea canephora submetidos a condições contrastantes de disponibilidade de luz e nitrogênio”.

O subprojeto “Efeito Fitoterápico in vitro de Stryphnodendron adstringens frente à Malassezia pachydermatis isolada de Otite Fúngica Canina” foi apresentado pela estudante Rebeca Agnes de Oliveira Almanca, orientada pelo Prof. Felipe Berbari Neto, da Medicina Veterinária.

Na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, o estudante Lucas Zuim, orientado pela Profª. Suzana Maria Della Lucia, apresentou o subprojeto “Impacto do rótulo de cervejas artesanal e industrial sobre a aceitação e intenção de compra dos consumidores”.

O subprojeto intitulado “Avaliação mutagênica e genotóxica de Oreochromis niloticus expostos ao mercúrio inorgânico” foi apresentado pelo estudante João Vitor Souza Visa, orientado pela Profª. Cristiane dos Santos Vergílio, na área de Ciências Biológicas.

O estudante Winner Duque Rodrigues, orientado pela Profª. Juliana Aparecida Severi, da área de Ciências da Saúde, apresentou o subprojeto intitulado “Avaliação química de drogas vegetais comercializadas no mercado brasileiro como Ginseng-brasileiro”.

O subprojeto “Existência, Unicidade e Dependência Contínua”, vinculado à área de Ciências Exatas e da Terra, foi apresentado pelo estudante Pietro Fernando Silveira Rodrigues, orientado pela Profª. Fabiana Maria Ferreira.

Alexandra de Oliveira Vieira Martins, orientada pelo Prof. Robson Costa de Souza, foi a representante da área de Engenharia com o trabalho intitulado “Análise da cinética de secagem da casca e semente de cacau”.

O evento contou com a presença do Prof. Henrique Duarte Vieira, da Universidade Estadual do Norte Fluminense “Darcy Ribeiro” e pesquisador com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq, atuando como avaliador externo do CNPq.

Como prêmio, os estudantes vinculados aos trabalhos selecionados para apresentação oral tiveram direito a um vale-livro no valor de R$100,00 oferecido pela Editora Edufes.

Os representantes dos Comitês Setoriais do CCAE e do CCENS parabenizam os estudantes e respectivos orientadores pela qualidade dos trabalhos apresentados, e agradecem ao Professor Henrique pela disponibilidade.