-A A +A
CCAE e CCENS

NUDEMAFI - Apresentação

O Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Manejo Fitossanitário de Pragas e Doenças (NUDEMAFI) foi formado com a finalidade de melhorar a interação dos pesquisadores das áreas de Entomologia e Fitopatologia com outros núcleos e instituições de pesquisa no Brasil e no exterior, formar recursos humanos na área de manejo fitossanitário de pragas e doenças, aumentar a captação de recursos financeiros essenciais para a manutenção e aperfeiçoamento do mesmo e, fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV) em nível de mestrado do CCA-UFES. A consolidação do NUDEMAFI fortalecerá o PPGPV e será decisiva para a implantação do Curso de Doutorado em Produção Vegetal nos próximos anos, o que proporcionará um incremento significativo do número de profissionais qualificados (com mestrado e doutorado) nesta área do conhecimento no Estado do Espírito Santo. A médio e longo prazo deseja-se estabelecer uma forte e duradoura interação com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), visando fortalecer o desenvolvimento de pesquisa, ensino e extensão no Estado do Espírito Santo.

A área de fitossanidade, que envolve a entomologia e fitopatologia é essencial para viabilizar a produção agrícola, pois trata da identificação, caracterização e controle de pragas e doenças que podem limitar a produtividade em diferentes graus de intensidade. Estas duas áreas da fitossanidade tem caráter multi e interdisciplinar e por isso o núcleo possui especialistas de outras áreas, como por exemplo, bioquímica e fitotecnia, que são muito importantes para o sucesso de projetos de pesquisa pois possibilitam avanços em áreas que vão além do conhecimento dos entomologistas e fitopatologistas e que são cada vez mais importantes no desenvolvimento de projetos de pesquisa que tem impacto direto sobre a agricultura brasileira.

Em 17 de novembro de 2006 o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo aprovou por unanimidade a regulamentação do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Manejo Fitossanitário de Pragas e Doenças (NUDEMAFI).

Em 2007 os pesquisadores do NUDEMAFI  aprovaram junto à FINEP (CT-INFRA) um projeto no valor de R$ 447.816,00 para a construção do segundo andar do prédio do núcleo (350 metros quadrados) e equipamentos.

Transparência Pública
Acesso à informação
Facebook

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000