Pesquisadores do Programa em Genética e Melhoramento registram primeira cultivar de café conilon

A UFES teve recentemente seu primeiro registro de cultivar, no Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento, sendo denominada de Tributun.

Participaram do registro como melhoristas os Eng. Agrônomos Fábio Luiz Partelli (Prof. da UFES e coordenador do trabalho), João Antonio Dutra Giles, Gleison Oliosi, André Monzoli Covre, Adésio Ferreira (Prof. da UFES) e o agricultor Valcir Meneguelli Rodrigues.

Os materiais foram selecionados e propagados vegetativamente por estaquia, e plantados em uma mesma lavoura, juntamente com genótipos registrados que são tradicionalmente cultivados na região, e estes foram utilizados como padrão de produtividade. Durante a avaliação, foi verificada boa adaptação às condições de cultivo e não foi verificado ataque severo das principais pragas e doenças, com as plantas mantendo-se vigorosas e com bom enfolhamento, apresentando alta produtividade, inclusive quando comparado a genótipos registrados e de grande aceitação entre os cafeicultores, sendo recomendada para o Estado do Espírito Santo, Sul da Bahia e Leste do Minas Gerais, em áreas (nos três Estados) inferiores a 500 metros de altitude.

Para mais detalhes, leia a reportagem integral na Folha Acadêmica, ou assista o video da reportagem completa do Jornal do Campo.

Publicado originalmente em PRPPG UFES

Tags: