Pesquisas desenvolvidas em Alegre são premiadas em evento latino-americano

Dez pesquisas desenvolvidas por professores e estudantes do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) e do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), no campus de Alegre, receberam o prêmio de melhores pesquisas e de Melhor Trabalho na sua área de conhecimento, durante o XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, realizado na Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos (SP).

O evento premia os cinco melhores trabalhos por área do conhecimento e, entre esses, aquele que será considerado o Melhor Trabalho de sua área. Ao todo são nove áreas. A Ufes teve quatro pesquisas premiadas na categoria Melhores Trabalhos. São elas:

Ciências Biológicas – Timol e ácido timoxiacético: uma análise do potencial fitotóxico em monocotiledônea e eudicotiledône, orientada pelas professoras Milene Miranda Praça-Fontes e Taís Cristina Bastos Soares.

Ciências da Saúde – Viabilidade de utilização da palha de cana-de-açúcar na produção de etanol, orientada pela professora Jussara Moreira Coelho;

Engenharia Agronômica - Diversidade de feijão carioca por composição mineral e marcadores microssatélites, orientada pelos professores Adésio Ferreira e Marcia Flores da Silva Ferreira;

INID (PIBID) - Construindo cores da terra: uma proposta do Pibid de Biologia para difundir a Educação Ambiental, orientada pelas professoras Monique Moreira Moulin e Larissa Viana Bruneli.

Outros seus trabalhos do CCENS e do CCAE também foram premiados em suas áreas por terem ficado entre os cinco melhores nas nove áreas do conhecimento:

Ciências Biológicas - Histologia das gônadas de characidium alipioi (teleostei, crenuchidae), coletados no Parque Estadual do Forno Grande (PEFG/ES), orientado pela professora Tatiana da Silva Souza; e também o Estudo da atividade antimicrobiana dos óleos essenciais de alfavaca (ocimumgratissimuml.) e hortelã (mentha x villosa) – orientado pelo professor Luciano Menini.

Ciências Exatas e da Terra - Geoestatística aplicada ao estudo da variação de cores do quartzo da região de Antônio Dias (MG), orientado pelos professores Fabricia Benda de Oliveira e Rodson de Abreu Marques; e Uso de VANT para fotointerpretação de lineamentos, orientado pelos professores Fabricia Benda de Oliveira e Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira;

Engenharia Agronômica - Progresso da ferrugem do cafeeiro (hemileia vastatrix) em diferentes níveis de sombreamento no cultivo de clones de cafeeiro conilon, orientado pelos professores Willian Bucker Moraes e José Francisco Teixeira do Amaral;

Técnico - Reciclagem artesanal na EEEFM Aristeu Aguiar, orientado pela professora Simone Aparecida Fernandes.

A entrega do prêmio foi realizada nos dias 26 e 27 de outubro.

Texto: Letícia Nassar

Publicado originalmente no Portal Ufes