Professora do CCAE participa de curso para valorização da produção de queijo no ES

A professora do Departamento de Engenharia de Alimentos do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE), Penha Píccolo, representou a Ufes no curso Cura de Queijos Artesanais, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O curso faz parte de um projeto de valorização e regularização das agroindústrias que produzem queijos artesanais, com leite cru, no Espírito Santo e foi realizado nos dias 25 e 26 de julho, em Vitória.

A capacitação foi ministrada pela professora da École Laitière EnilBio de Poligny Franche Comte (França), Délfhine Gehant, que abordou os temas de conhecimentos do processo e controle de cura nas caves, os microrganismos envolvidos no processo de proteólise, a importância dos cuidados e defeitos apresentados além de outros.

O curso foi destinado a produtores de queijos e contou com a participação de técnicos e professores de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Ministério da Agricultura e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), entre outros.

“Nossa participação é importante para a elaboração e desenvolvimento de trabalhos de pesquisa de forma conjunta, objetivando comprovar a viabilidade deste processo de produção em nosso estado e utilizando a microbiota endógena no processo de elaboração”, afirma a professora

Texto: Thereza Marinho
Fonte:  Portal Ufes