Projeto Castelinho - Tecnologia de ponta no resgate da memória e história do Campus de Alegre

Preservar e cuidar da manutenção do patrimônio cultural construído é um grande desafio da atualidade. O crescimento das cidades, a expansão imobiliária, o déficit habitacional e os impactos ambientais constituem fatores que desafiam os gestores públicos a confrontar o desenvolvimento iminente, com a necessidade de minimização de impactos ambientais e sociais.

É com este propósito que a empresa Cinética Jr., empresa de engenharias da UFES Campus Alegre, ofereceu à Universidade Federal do Espírito Santo Campus Alegre, um projeto de recuperação histórica da peculiar construção do campus, que é mais conhecido pelo nome de Castelinho, construído pelo genro do libanês Felício Alcure para ser sua residência privada com o sonho de ter o seu próprio castelo.

Atualmente, suas dependências são utilizadas para os serviços de atenção à saúde e assistência social (SASAS) da Universidade.

REPRESENTAÇÃO DIGITAL E ARQUITETÔNICA

O projeto consistirá na recuperação digital da configuração arquitetônica da edificação permitindo ao público um passeio virtual por meio do conjunto em sua conformação original. A partir desses dados
será gerado no CAD um modelo tridimensional aramado do conjunto. A visualização do modelo será elaborada a partir de vistas aéreas e de percursos de animação deste patrimônio. Tais percursos irão resultar em vídeos com o auxílio de recursos artísticos, desde trilha sonora original até o tratamento de luz e fotografia, atribuindo ao modelo uma poética particular possibilitando a comunidade acadêmica e cidadã da cidade de Alegre, uma experiência única.

Para o Presidente da Cinética Júnior e Coordenador Geral do Projeto, Fernando Lins Noé, considera que a execução do projeto é de grande honra para todos os membros da empresa, ressaltando ainda que este projeto não só irá impactar na recuperação da cultura da cidade de Alegre como possibilitará a entrega a comunidade acadêmica e alegrense de um projeto de qualidade que será alçado mediante com aprendizado constante a nível individual e coletivo dos membros de nossa empresa.

Veja o projeto.