-A A +A
CCAE e CCENS

Rede de Comercialização Solidária

O professor Haloysio Miguel de Siqueira vem atuando num projeto de extensão de apoio aos agricultores familiares de Alegre visando ampliar/melhorar a sua inserção nos mercados locais de alimentos, com base nos princípios da economia solidária. O projeto é desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alegre e o INCAPER.

Uma nova alternativa de mercado criada foi a REDE DE COMERCIALIZAÇÃO SOLIDÁRIA (RCS-Alegre). Por meio dela, ocorre a relação direta entre alguns produtores familiares de Alegre e consumidores mais conscientes, que buscam ter acesso a alimentos sem agrotóxicos ou produzidos por agroindústrias familiares rurais.

Dessa forma, essa REDE vem estimulando a agricultura familiar da região e a produção agroecológica. Assim, todos saem ganhando: as famílias agricultoras, que terão mercado garantido, e as famílias consumidoras, que vão adquirir alimentos mais saudáveis e a um preço mais acessível, pois estão livres dos atravessadores.

A REDE funciona com um sistema de compra-venda de cestas de alimentos por encomenda semanal. A entrega dos alimentos encomendados é feita nas quartas-feiras, de 10 às 13h, no Centro Espírita “Amor e Caridade”. As encomendas, pelos consumidores, são feitas na semana anterior, por e-mail, marcando os alimentos numa planilha (em Excel).

Se você, professor/a ou servidor/a técnico-administrativo/a, quiser participar dessa REDE, basta enviar um e-mail para a equipe organizadora dizendo: “TENHO INTERESSE EM PARTICIPAR”. Contato: gestaocompartilhada [at] hotmail.com (gestaocompartilhada [at] hotmail.com(link sends e-mail)) ou pelo telefone: (28) 99940-1833.

Transparência Pública
Acesso à informação
Facebook

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000