Reforma e ampliação do Restaurante Universitário de Alegre e seus desdobramentos

Aos membros da Comunidade Universitária,

Em 10/04/2017, foi reiniciada a obra de reforma e de ampliação do Restaurante Universitário deste Campus, cuja duração está prevista para 12 (doze) meses.

A empreitada em tela consiste em duas ações distintas, as quais não podem ser realizadas concomitantemente sem interromper o funcionamento do setor: i. conclusão da cozinha nova, que permitirá a desativação das instalações atuais; ii. demolição da cozinha antiga, que será transferida para as novas instalações, a fim de ampliar o atual refeitório.

Esse projeto dará novo layout ao restaurante que permitirá maior fluidez das filas e atenderá, simultaneamente, um maior número de usuários.

Vale ressaltar que o trabalho, elaborado em conjunto por representantes do Restaurante, da Empresa terceirizada e da Subprefeitura, foi planejado para haver o menor impacto possível sobre o fornecimento de refeições, mas é verdade que, em tempos de obras, há sempre grandes transtornos: aumento da poluição residual e sonora; maior trânsito para carga e descarga de material de construção e entulho; em uma situação específica, a transferência do local de armazenamento de lixo para um ambiente de fluxo de pessoas; intervenções civis que, em algum momento, interromperão a oferta de algum serviço e/ou desalojarão os funcionários, etc.

Para todas essas situações elencadas providências estão sendo adotadas na busca de amenizar os problemas causados, mas uma situação em particular merece um esclarecimento especial: a interrupção do fornecimento das marmitas.

A primeira etapa da reforma abrange exatamente o local onde as marmitas eram montadas, inviabilizando, pelo risco de contaminação dos alimentos, a manutenção do serviço. No entanto, não só a obra foi responsável pela suspensão dessa opção que, realmente, tornava menor a espera na fila, mas, também contribuíram para o cenário, as restrições orçamentárias que obrigaram a administração central a reduzir, severamente, seus investimentos em áreas importantes.

Merece destaque a informação de que, em virtude de as marmitas não estarem mais sendo servidas, o horário de funcionamento do Restaurante Universitário, em Alegre, foi ampliado, começando a funcionar às 10h30min. Contudo, apesar dessa medida, as filas continuam grandes no horário de pico, entre 12h e 12h30min, quando o período de espera é igual ou superior a 30 minutos.

A equipe local de gestão do Restaurante Universitário avaliou o tempo de espera com uma metodologia de observação in loco. Em uma terça-feira, dia de maior fluxo, na oportunidade foram servidas 1.304 refeições, as estagiárias do setor se alternavam indo para o final da fila, no intervalo de cada meia hora, e foram apurados os seguintes resultados: i. quem entrou na fila às 10h30min, esperou 6 minutos para chegar até a bancada e se servir; ii. às 11h não houve fila; iii. quem entrou às 11h30min esperou 17 minutos; iv. quem entrou às 12h esperou 37 minutos; v. quem entrou às 12h30min esperou 30 minutos; vi. quem entrou às 13h esperou 15 minutos.

Dessa forma, seria muito conveniente que esses dados fossem disseminados e aqueles que puderem se reorganizar, principalmente os usuários que não têm aulas em horário próximo ao funcionamento do Restaurante, ou seja, entre 10h30min às 13h30min, fizessem um esforço para fazer suas refeições nos horários de menor fluxo.

Para maiores esclarecimentos, as direções do CCAE e do CCENS, a gestão local do Restaurante Universitário e a Subprefeitura do Campus estarão à disposição e, periodicamente, novas informações acerca desse tema serão divulgadas para que todos estejam cientes e possam acompanhar a situação.

Saudações Universitárias!

Erivelton Costa Souza