SASAS informa sobre a febre amarela

Apenas as pessoas que precisam viajar para áreas de risco de febre amarela devem se certificar de que estão devidamente protegidas contra a doença. A vacina não é indicada para todos. Existem pessoas que não devem tomar a vacina, pois há riscos associados a ela. Quem já tomou uma dose deve se certificar de que precisa do reforço, pois devem ser aguardados 10 anos antes da dose de reforço. A vacina só pode ser administrada duas vezes em cada indivíduo, com intervalo de no mínimo 10 anos entre as doses.

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) orienta o viajante a buscar uma unidade municipal de saúde caso ainda não tenha tomado a primeira dose da vacina ou a dose de reforço. Se for a primeira vez que a pessoa é vacinada, a dose deve ser aplicada pelo menos dez dias antes da viagem para que o organismo produza anticorpo contra a doença.

No Espírito Santo, não há caso confirmado de febre amarela há pelo menos 50 anos. Quem mora no estado não precisa ser vacinado, a menos que vá se deslocar para áreas de risco.

Os municípios de Minas Gerais com ocorrência de casos suspeitos de febre amarela (Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga, Ipanema, Inhapim, São Domingos das Dores, São Sebastião do Maranhão, Itambacuri, Poté, Setubinha, Água Boa, São Pedro do Suaçuí, Simonésia, Teófilo Otoni, Ipatinga, Alpercata, Itanhomi, Santa Rita do Itueto, Alvarenga, Conceição de Ipanema, Manhuaçu, Mutum, Santana do Manhuaçu e Novo Cruzeiro) já fazem parte da área de recomendação para vacinação, assim como todo o estado de Minas Gerais. Esses municípios farão a vacinação dos seus residentes.

Não há casos confirmados de humanos ou macacos infectados pela febre amarela no Espírito Santo. Os casos suspeitos são de pessoas que residem em área rural.

Como medida preventiva, o Estado do Espírito Santo e o Ministério da Saúde decidiram vacinar os moradores dos municípios que fazem divisa com Minas Gerais, onde estão sendo investigados casos da doença, e também pelo fato de a região ser formada por uma mata contínua, sem barreiras com o estado. A medida de precaução foi adotada pelo estado em função da proximidade com as cidades de Minas Gerais onde estão sendo investigados casos da doença, além do fato da região ser formada por uma mata contínua, sem barreiras com o estado. Para o restante do estado, a recomendação de vacinação contínua a mesma: apenas pessoas que vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro dessas áreas, devem se imunizar. O Ministério da Saúde reforça que o estado do Espírito Santo não é considerado área de risco.

Os municípios do Espírito Santo que vão vacinar a população como medida preventiva são:

Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Laranja da Terra, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Pancas, Afonso Cláudio, Ecoporanga, Colatina, Itaguaçu, Governador Lindenberg, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, São Roque do Canaã e São Gabriel da Palha.

Perguntas e respostas

A febre amarela é contagiosa? A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela. O macaco bugio não transmite a doença.

Quais os sintomas da Febre Amarela? Uma pessoa com febre amarela apresenta, nos primeiros dias, sintomas parecidos com os de uma gripe. Entretanto, esta é uma doença grave, que pode complicar e levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta e calafrios, mal-estar, vômito, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de “borra de café” e diminuição da urina.

O que você deve fazer se apresentar os sintomas? Depois de identificar alguns dos sintomas, procure um médico na unidade de saúde mais próxima e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas e se você observou mortandade de macacos nos lugares que visitou. Informe, ainda, se você tomou a vacina contra a febre amarela, e a data.

Como a febre amarela é tratada? Não há nenhum tratamento específico contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como as dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.

IMPORTANTE: Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.

Fontes

Tags: