Seminário "O que são partículas fundamentais e como detectá-las?", dia 11/07

O seminário será realizado no dia 11 de julho, terça-feira), das 16h30min às 17h20min, no auditório do prédio central da UFES-Alegre, como palestrante Prof. Dr. Igor F. Justo da Universidad Austral de Chile, Valdivia, Chile.

O questionamento sobre a constituição fundamental da natureza (muito mais do que somente da matéria) constitui um dos principais pilares da filosofia humana. Historicamente o ser humano preocupa-se em conhecer, filosófica e empiricamente, a constituição da matéria e, dessa forma, desde a proposição teórica dos quatro elementos fundamentais da natureza (água, terra, ar e fogo), o conhecimento humano evoluiu até o surgimento do conceito dos “átomos”, que seriam as porções indivisíveis da matéria (i .e. os elementos fundamentais), e posteriormente do próton, elétron e nêutron. De lá pra cá muita coisa mudou, inclusive a noção de “indivisível” e fundamental.

Atualmente o modelo teórico/filosófico mais bem aceito sobre a natureza (microscópica) é a “teoria quântica de campos”, que une a relatividade restrita com mecânica quântica e teoria de campos. Com ela a humanidade busca compreender todas as forças da natureza bem como sua constituição primordial. Neste seminário pretendemos abordar a evolução do conhecimento humano sobre a constituição da natureza, culminando com uma análise dos problemas mais atuais, como a detecção e compreensão das (atuais) partículas fundamentais.

Maiores informações com o prof. Roberto Colistete do Departamento de Química e Física - CCENS.

Tags: