Trabalhos do Laboratório de Produção Farmacêutica do CCENS são premiados

O trabalho da estudante de pós-graduação, Thais Martins da Silva, intitulado “Delineamento de formulação de gel de carbômero contendo extrato hidroetanólico de cascas de romã” foi escolhido como melhor trabalho de pós-graduação profissional na área de Fármacos e Medicamentos, apresentado durante o BiotecFarma. O evento, destinado a acadêmicos e profissionais de Farmácia e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, foi realizado em agosto, na modalidade online e promovido pela UNESP.

Já o trabalho oriundo da monografia de conclusão de curso do estudante de graduação Sanderson Vieira Batista, intitulado “Avaliação da atividade biológica preliminar in vitro de extrato hidroetanólico de casca de romã puro e em matriz polimérica preparada por eletrofiação”, recebeu a 2ª colocação no I CONCAF – Congresso de Ciências Aplicadas à Farmácia, na modalidade e-pôster.

Ambos os trabalhos envolveram a participação de estudantes da pós-graduação e da graduação, foram orientados pela professora Janaina Villanova e contaram com a parceria das professoras Juliana Severi e Juliana Resende. As três professoras, todas do curso de Farmácia do CCENS, vêm desenvolvendo projetos em parceria, que visam o desenvolvimento e a análise de produtos farmacêuticos de uso veterinário e humano preparados a partir de compostos bioativos. Atualmente, as professoras vêm trabalhando com extratos das cascas de romã, aos quais são atribuídas atividades antimicrobiana e cicatrizante, incorporados em diferentes formas farmacêuticas, convencionais e alternativas. O Dr. Sérgio Faloni de Andrade, da Universidade Lusófona, é colaborador nos projetos envolvendo o extrato de romã.

O trabalho intitulado “Furazolidone complexes with ß-cyclodextrin: preparation, characterization by TG/DTG, XRD, solid state NMR 13C and preliminry in vitro cytotoxicity evaluation” da aluna de pós-gradução, Suzana Gonçalves Carvalho, hoje doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UNESP (Araraquara), recebeu a 2ª colocação no 22º Simpósio Internacional de Microencapsulação, ocorrido em setembro de 2019. O projeto de mestrado da estudante na UFES foi orientado pela professora Janaina Villanova e contou com as colaborações do professor Jair Carlos Checon de Freitas, do Laboratório de Materiais Carbonosos e Cerâmicos (LMC/UFES) e, da Dra. Carolina Bioni Garcia Teles, da FIOCRUZ Roraima. Como premiação, o trabalho foi publicado na forma de artigo no periódico Drug Delivery and Translational Research, após revisão por pares (Doi: 10.1007/s13346-020-00841-1).

Para as professoras, é importante destacar as premiações e publicações dos trabalhos realizados pelo grupo no Laboratório de Produção Farmacêutica, uma vez que isto reflete a crescente qualidade dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no campus. Ainda, segundo a professora Janaina Villanova, cabe destacar os projetos que envolvem o uso do romã em formas farmacêuticas variadas, destinadas ao uso como cicatrizante e antisséptico.

O projeto, apoiado em dois editais da FAPES, já rendeu a publicação de 3 artigos em periódicos especializados no ano de 2020 (2 deles em processo de prova); mais de 15 trabalhos em eventos, incluindo os 2 premiados; e 1 pedido de registro de patente de inovação, já encaminhado para o INIT. Outros 2 trabalhos utilizando o extrato estão em andamento por discentes de pós-graduação e bolsistas de Inovação e IC Júnior do LPF, que farão as análises da eficácia dos produtos em modelo animal.