Uso racional dos recursos naturais e bens públicos

Usar racionalmente os recursos naturais e bens públicos implica em usá-los de forma econômica e racional evitando o seu desperdício. Este eixo engloba o uso racional de energia, água e madeira além do consumo de papel, copos plásticos e outros materiais de expediente.

Estudos apontam que o consumo dos recursos naturais já excede em 30% a capacidade do planeta se regenerar, se mantivermos o ritmo atual, somado ao crescimento populacional, em torno de 2030 precisaríamos de mais dois planetas para nos manter.

Por isso, vamos adotar a ideia da coleta seletiva solidária:

- Separe as lixeiras do seu setor em Lixo Seco e Lixo Úmido:

• Materiais recicláveis: compostos por papel, papelão, vidro, metal e plástico, entre outros.

Materiais não-recicláveis: também chamados de lixo úmido ou simplesmente lixo: compostos pela matéria orgânica e pelos materiais que não apresentam, atualmente, condições favoráveis à reciclagem.

- Deposite as pilhas e baterias nos coletores portáteis espalhados pelo Campus;

- Substitua os copos descartáveis por canecas permanentes.

Para economizar papel:

- Imprima frente e verso;

- Reaproveite o verso do papel;

- Guarde os papéis que seriam jogados fora para a confecção de blocos para anotações;

- Utilize e-mail para comunicação interna e externa;

- Ao ser enviado material pelo correio, procure saber se há possibilidade de serem encaminhados outros em conjunto ou se pode o material ser encaminhado por outra forma (correio eletrônico);

- Verifique se é necessário, realmente, extrair cópias reprográficas ou imprimir material e, em caso positivo, preste atenção para não copiar ou imprimir material em excesso;

- Quando for imprimir confira sempre no monitor se não há nenhum erro;

- Use meio digital, tanto quanto possível, para gravação de cópias de ofícios e documentos para arquivos, gerando aumento de espaço nas repartições e gabinetes.

- Adote sistemas que facilitem a economia do papel ao imprimir documentos, tais como usá-lo em frente e verso, configurar duas páginas em uma folha e assim por diante.

- Reformate documentos para evitar espaços em branco e vias desnecessárias

- Produza papelaria genérica para eventos – crachás, pastas e blocos, sem indicar data e nome

Para economizar energia:

- Ao sair para o almoço, desligue as lâmpadas e o monitor de vídeo ao sair para o almoço;

- Não use o ar condicionado com janelas e portas abertas;

- Dê preferência à iluminação natural, abrindo janelas, cortinas e persianas;

- Apague as lâmpadas de ambientes vazios ou quando deixar o ambiente de trabalho;

- Não deixe computadores e outros equipamentos elétricos ligados por muito tempo sem uso;

- Evite o uso de tomadas em sobrecarga (fios de extensão e beijamins).