Estágio Supervisionado em Dispensação encerra as atividades do 2º semestre

As atividades práticas do quarto ciclo de alunos, iniciadas em 19 de agosto de 2019, que realizaram o Estágio Supervisionado em Dispensação na Farmácia Básica Municipal de Alegre encerraram-se no dia 21 de novembro de 2019. Ao todo 5 alunos do curso de farmácia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/Alegre-ES puderam usufruir do convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Alegre desde março de 2018.

Nesse novo modelo, os alunos foram supervisionados em período integral pelos farmacêuticos Lívia Gonçalves Raggi e Friedemann Berger, profissionais técnico-administrativos da UFES, disponibilizados exclusivamente para essa finalidade garantindo assim a qualidade, segurança e a humanização no atendimento.

Os alunos participaram de atividades e discussões teóricas relacionadas às normas sanitárias básicas relacionadas às prescrições, financiamento dos medicamentos da Assistência Farmacêutica Básica, treinamento no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), entre outras.
No campo prático, os alunos realizaram diariamente atendimentos à população, exercendo ações na dispensação de medicamentos além de instruir os usuários sobre a forma correta de manter os medicamentos em casa, armazenando-os corretamente e como descartá-los de forma adequada, quando necessário. Foram realizados no total 2.276 atendimentos.

Anualmente são gerados relatórios pela UFES indicando os pontos positivos e as fragilidades encontradas no local, auxiliando o gestor público municipal na solução dos problemas encontrados e fortalecendo o convênio existente.

A coordenação do curso de farmácia, através da Comissão para Assuntos da Farmácia Universitária (CAFU), tem trabalhado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, para que sejam realizadas adequações na Farmácia Básica e a mesma possa também ser caracterizada como Farmácia Universitária, atendendo à nota técnica 01/2016 do Conselho Federal de Farmácia e do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias. As adequações contribuirão com as atividades a serem desenvolvidas em conjunto com professores do curso de Farmácia, objetivando a disponibilização de serviços farmacêuticos para a população alegrense.