Monitoramento de casos relatados da Covid-19

O professor Clayton Vieira Fraga Filho, do Departamento de Computação do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), Campus de Alegre, criou recentemente um site que tem como objetivo apresentar dados resumidos de casos relatados da COVID-19 e projeções de novos casos para 7 dias utilizando modelos estatísticos. Os dados são obtidos e processados de duas fontes:

- Dados disponibilizados pelo European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) são de casos relatados até o dia anterior (RICHIE, 2020).
- Outra fonte de dados utilizadas, é o Worldometer - Coronavirus que permite ao público relatar casos da doença, informando o país, o número de casos e o link para o site de origem, para checagem da equipe (WORLDOMETER, 2020).

De posse desses dados, são realizados o tratamento com o objetivo de realizar a extração de dados das fontes, a adequação de formatos, a eliminação de eventuais erros de duplicidade, dentre outros procedimentos.

O acesso ao site é público e, segundo o professor Clayton, espera-se que a comunidade possa contribuir e utilizá-los de acordo com suas necessidades.

Conheça essa ferramenta: http://covid19.alegre.ufes.br/

Tags: