Programa de extensão presta assistência médico-veterinária a animais de Alegre e região

Publicado em 19/07/2023.

Integrar a Universidade e as comunidades urbana e rural do município de Alegre por meio da prestação de serviços veterinários de atendimento clínico-cirúrgico, apoio ambulatorial e anátomo-patológico aos animais e seus tutores. Este é o principal objetivo do programa de extensão Hovet para a Comunidade, vinculado ao curso de Medicina Veterinária do campus de Alegre da Ufes.

Além de consultas de rotina, o programa de extensão realiza também atendimentos ambulatoriais; cirurgias simples e complexas; avaliação reprodutiva; prática obstétrica; necropsia; e exames, como radiografia, ultrassonografia, laboratoriais de análise clínica, bacteriológico, bioquímico, parasitológico, necropsia, histopatológico e citopatológico. “Prestamos serviços à comunidade a um preço acessível, sem o objetivo de lucro, apenas visando a reposição de material para a realização de novos atendimentos”, explica a professora Isabella Martins, subcoordenadora do Hovet para a Comunidade.

Vivência

Criado em 2006, a ação extensionista presta atendimentos tanto no Hospital Veterinário (Hovet/Ufes) quanto nas propriedades rurais da região de Alegre. Em 2022, o Hovet para a Comunidade realizou 2.195 atendimentos de animais de pequeno e grande portes (incluindo clínica, cirurgia e anestesia) e 4.841 exames, totalizando 7.036 procedimentos.

“Os atendimentos proporcionam vivência prática dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária e áreas afins, como Biologia, Farmácia e Zootecnia”, afirma o médico veterinário da Ufes Guilherme Franco, coordenador do programa. Para ele, a ação também facilita e aproxima a comunidade local e da região de serviços veterinários de qualidade, buscando reduzir os problemas socioeconômicos enfrentados pela sociedade no que diz respeito aos cuidados com os animais, tanto de estimação quanto de produção.

Além de atender à comunidade universitária, o programa tem como público-alvo médicos veterinários, tutores e proprietários rurais envolvidos com animais de companhia, de produção, silvestres e exóticos. Os atendimentos beneficiam pacientes de todo o Espírito Santo, do norte e noroeste do Rio de Janeiro e do leste de Minas Gerais.

De acordo com Franco, a pecuária da região representa a terceira maior fonte de renda das propriedades e a população de animais de companhia também é bastante elevada. “O programa possibilita uma ação de rotina integrada de acompanhamento, diagnóstico e tratamento de enfermidades e, ainda, torna-se centro de referência na área veterinária”, aponta.

Saúde pública

Os coordenadores do Hovet para a Comunidade avaliam que o conhecimento acerca das enfermidades que ocorrem nos animais domésticos e silvestres é importante por se tratar de questão de saúde pública. “Várias doenças, como as infecto-contagiosas, além de representar perdas econômicas enormes em rebanhos de animais e afetar a saúde dos animais de companhia, podem também levar a doenças em seres humanos, as chamadas zoonoses”, diz Franco.

Martins ressalta o empenho da equipe em realizar o diagnóstico e o tratamento de doenças, sendo a demanda de atendimentos em animais de companhia a mais elevada: “De modo geral, a região se caracteriza por municípios pequenos, com grande população rural, sendo o contexto agropecuário representado por um modelo de agricultura familiar. Assim, há grande demanda para atendimento médico-veterinário”.

Hospital Veterinário

Órgão complementar do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE/Ufes), o Hospital Veterinário da Ufes (Hovet) é o único centro de saúde animal vinculado a uma instituição pública do estado. Localizado na área experimental de Rive, distrito de Alegre, o Hovet atende cerca de 1.200 novos pacientes por ano e realiza mais de 8.600 exames anualmente.

O Hospital Veterinário dispõe de cinco ambulatórios, dois laboratórios de análises clínicas, salas de raio X e ultrassonografia, centro cirúrgico e salas de internação. Além disso, há o setor de apoio laboratorial, que conta com cinco laboratórios, salas de necropsia e de técnica operatória, canis infectórios e setor de animais de produção.

Os atendimentos prestados pelo programa de extensão no hospital são realizados com hora marcada, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17h30. Mais informações sobre os procedimentos podem ser obtidas pelo e-mail hovet.ufes [at] gmail.com ou por mensagens de texto, via Whatsapp, para o número (28) 99940-8797.

Texto: Adriana Damasceno
Fotos: Equipe do programa Hovet para a Comunidade

Texto original publicado pelas Ufes.com em 14 de Junho de 2023.