Suporte social em informática durante a pandemia de Covid-19

O Departamento de Computação promove o projeto de extensão intitulado "Suporte social em informática durante a pandemia de Covid-19", em parceria com o Comitê de Enfrentamento da Crise por COVID-19, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, sendo este representado paritariamente pela prefeitura e sociedade civil organizada. O projeto é coordenado pelos professores Giuliano Prado de Morais Giglio e Valéria Alves da Silva.

Este projeto visa atender à população municipal de Alegre (sede e distritos) oferecendo suporte para aqueles que estão envolvidos no programa de Auxílio Emergencial do Governo Federal, principalmente que se encontram em vulnerabilidade social ou possuem limitações ao acesso ao programa. Dentre estas ultimas, podemos citar: pouca familiaridade com a internet (seus processos e mecanismos), pouca destreza com equipamentos de informática, sobretudo smartphones e, o mais relevante, ter o entendimento particular de todo processo intrincado do Auxílio Emergencial, sua complexidade e alterações constantes de etapas do processo.

Desta forma, realizamos uma chamada aos alunos de todos os cursos da UFES que se encontram em Alegre e devidamente isolados pela pandemia, seguindo os protocolos de segurança governamentais. Este chamado foi atendido por cerca de 56 alunos, os quais foram cadastrados e alocados em um turno em um dia de semana somente. Todos receberam treinamento adequados, não só nos processos do programa governamental em questão, mas também em questões sanitárias e de protocolos a serem seguidos no atendimento às pessoas. Esse treinamento foi ministrado pela profª Juliana Severi do Departamento de Farmácia da UFES - Alegre.

Nossa ação conta com a parceria das entidades OAB - Subseção de Alegre, Rotary Clube, Paróquia Matriz de Nsa. Sra. da Penha, Caixa Econômica Federal de Alegre, Defensoria Pública da União, os quais estão também engajados nos atendimentos à população e aos processos desenvolvidos para tal.

Esta ação se iniciou no ultimo dia 20/05/20 e irá até 03/07/20, com possibilidade de prorrogação caso haja o mesmo com o programa do governo, dependendo este das atividades acadêmicas presenciais na UFES retornarem ou não. Os horários são de 08h às 11h e de 14h às 17h, de segunda a sexta-feira e até então já realizou quase 100 atendimentos.

Clique no link e confira fotos do projeto https://www.facebook.com/pg/alegreufes/photos/?tab=album&album_id=2699868300245708

Confira reportagem sobre o projeto https://globoplay.globo.com/v/8579059/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar